Início > Notícias > NVidia x Desenvolvedores do kernel Linux?

NVidia x Desenvolvedores do kernel Linux?


Recentemente, um grupo dos desenvolvedores do kernel do Linux resolveram assinar um documento em protesto a fabricantes que criam módulos para o kernel com o código-fonte fechado.

Tal ato, aparentemente, não recebeu nenhuma atenção pelas fabricantes e ficou restrita somente à comunidade do código aberto. Quando li esta notícia, achei bastante interessante e esperava ver alguma resposta. O tempo passou e vi que não foi algo tão magnífico assim, afinal, isso já poderia (e deveria) ter sido feito mais vezes.

Qual foi a minha surpresa ao reparar que a NVidia lançou uma nota informando que continuará sim, com o seu código-fonte fechado, queira os desenvolvedores ou não. A propriedade intelectual e os famosos “segredos industriais” foram mais uma vez motivo para a não adoção de um código-fonte mais transparente para os usuários e principalmente, desenvolvedores do kernel Linux.

Image and video hosting by TinyPic

Até aí, tudo bem. A posição da NVidia é totalmente aceitável, sim. Uma empresa querer se privar do segredo industrial é também um ato de valorização do produto e não de egoísmo. E convenhamos, a NVidia faz sim GPU muiiiito boas. Mas também acredito que um produto com maior participação de uma comunidade ativa ou “mutante” como a do código aberto, traz sim, muitos benefícios os quais já conhecemos de longa data.

Um modelo de desenvolvimento aberto para os drivers não poderia ser uma implementação auto-sustentável ou até mesmo, enriquecedora? Existe espaço e mercado para todos, porque não tentar explorar este segmento também? Haverão gastos, claro, mas os benefícios surgem rapidamente ao meu ver.

O que resta saber é como os desenvolvedores vão lidar com este baque, um direto e ríspido “não” sem mais nem menos! Pelo jeito, vão ficar desenvolvendo quietos e num canto, até que alguém se incomode novamente e decida “apelar”.


Digg it! Compartilhar no Del.icio.us Adicionar ao Live Favorites Compartilhar no Google Bookmarks Compartilhar no Reddit Compartilhar no Ma.gnolia Compartilhar no Facebook Compartilhar no Technorati Compartilhar no Yahoo MyWeb Stumble It! Compartilhar no rec 6 jump, conteúdo grátis!

Categorias:Notícias Tags:, ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: