Início > howto, Sistema Operacional > Como atualizar do Ubuntu 9.04 para 9.10

Como atualizar do Ubuntu 9.04 para 9.10


Olá,

A nova versão do Ubuntu acaba de sair e milhões de pessoas estão ávidas para testar este novo sistema que promete fechar o ano trazendo diversas melhorias para o ambiente Linux no desktop.

Como de costume, os usuários de Ubuntu que já utilizam há um bom tempo o sistema, já devem saber como atualizar o mesmo quando uma nova versão é lançada.

Para aqueles que ainda não sabem, temos 2 maneiras de atualizar:

Via terminal

  • Abra um terminal (Aplicações>Acessórios>Terminal)
  • Digite o seguinte comando:
    • sudo apt-get update
  • Este comando irá verificar as últimas atualizações
  • Em seguida, instale ou verifique se o Update Manager já se encontra instalado e atualizado com o comando:
    • sudo apt-get install update-manager
  • Depois de finalizado, execute o update-manager:
    • sudo update-manager -d

Será exibida uma tela informando o lançamento da nova versão, clique no botão Atualizar e relaxe, levará um bom tempo. Será feito o download dos pacotes e em seguida a instalação deles.

Via interface gráfica

  • Clique em Sistema>Administração>Gerenciador de atualizações
  • Clique em Verificar Atualizações
  • Se houver alguma atualização da versão 9.04, instale-as
  • Caso esteja totalmente atualizado, aparecerá a mensagem que a nova versão 9.10 está disponível.
  • Clique em Atualizar

E é só isso pessoal! Contribuam com o software livre, utilizando e relatando suas experiências, todos temos a ganhar, até mesmo usuários de outros sistemas (ou você acha que certas inovações que ocorrem no Linux, ficaram presas ao mundo open source?)

E ainda falam que Linux é difícil… =P

  1. ernesto
    outubro 29, 2009 às 4:18 pm

    Fala junior.

    E se ao invéz de fazer uma atualização, eu queira fazer uma instalação limpa, deletando o antigo ubuntu e instalando o 9.10 do zero? Isso tendo uma forma rápida de backup dos programas instalados na máquina?

    • outubro 29, 2009 às 4:28 pm

      Fala Ern, tudo bem?

      Então você pode fazer da seguinte maneira: usando um CD com o Ubuntu 9.10 ao tentar instalar ele vai substituir o antigo totalmente, mantendo apenas as configurações de ambiente, programas e pasta pessoal. Digamos que é uma maneira mais segura de atualizar, pois a atualização via internet pode dar alguns erros (cair a conexão por exemplo).

      Outra maneira seria caso vc tem o sistema (pasta /) separada da pasta pessoal (/home). Você então poderia formatar só a partição raiz e instalar o Ubuntu. O problema é que caso você tenha instalado vários programas no diretório / e não na sua pasta pessoal, vai perder estes programas.

      Abraços

  2. outubro 31, 2009 às 12:05 am

    Olá Junior. Tive problemas com o Ubuntu 9.04 no meu notebook, que resolvi depois de muito custo. Não é surpresa que eu venha tendo problemas com o 9.10.

    Aqui está o resumo de tudo: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57871.0.html

    Deixei seu blog nos favoritos, pra manter contato. Abraços.

    • outubro 31, 2009 às 12:23 am

      Nossa, realmente foi uma jornada que você fez hein?! Quando o hardware não ajuda, ainda mais de vídeo, desanima demais. Eu já passei por problemas com placas com chipset ATI (o som não funcionava) no Fedora. Tive muito trabalho em alterar a saída do ALSA pra OSS e quando consegui, depois de 1 semana, saiu uma atualização do Fedora que corrigia meu problema! Eu fiquei ao mesmo tempo com raiva e contente!
      Obrigado, abraço!

  3. novembro 2, 2009 às 1:32 am

    Oi, Júnior.

    Fiz a atualização do Ubuntu hoje, de 9.04 para 9.10, pelo modo gráfico (Gerenciador de Atualizações). Estou acostumado a fazer atualizações quase que diárias desta maneira. Aliás, foi por meio dela que descobri que havia saído esta nova versão.

    Bem, só que um grande problema me ocorreu depois desta atualização: simplesmente não consigo me conectar à Internet (DSL). Já mexi de várias maneiras nas configurações da conexão (o lugar onde colocamos usuário, senha e outras informações – se não me engano é no Gerenciador de Rede, algo assim).

    Duas perguntas: 1) Existe uma solução simples para este caso?
    2) Se tivesse optado em não atualizar e sim, baixar e queimar a imagem da nova versão em um cd e, usando este cd, instalar “por cima” do 9.04, este problema teria sido evitado?

    Valeu pela atenção.

    • novembro 2, 2009 às 1:55 pm

      Olá Robson, obrigado pelo comentário.

      Provavelmente o que aconteceu é que a atualização sobreescreveu algum arquivo da pasta /etc/ppp/peers que é onde ficam guardados as configurações de conexões DSL (PPPoE). O que você pode fazer é tentar configurar pelo menu gráfico (Sistema>Preferências>Conexões de Rede). Verifique se está informado para inicializar a conexão durante o boot. Outra opção seria configurar pela parte do terminal, entre no terminal e digite sudo pppoeconf e responda as questões na tela, é bem simples e em português.

      Eu fiz a atualização a partir de um CD e não perdi minhas configurações. Mas isso também se deve ao fato de eu ter minha pasta /home em outra partição, então eu somente formatei a partição / (perdendo os programas instalados; eu refiz algumas partições por isso preferi formatar) e copiei algumas pastas de configuração do antigo usuário (as pastas iniciadas por . na pasta /home, como por exemplo .mozilla, que tem as configurações do Firefox). É preciso ver como se encontra instalado seu sistema para uma melhor resposta sobre a atualização. Às vezes, o melhor é via CD realmente.

      Abraço

  4. Evandro
    novembro 5, 2009 às 5:10 pm

    Olá, sou novato no Linux, e recentemente havia instalado o Ubuntu 9.04, portanto não entendo muitas coisas sobre essa interface.
    Vamos lá, o meu problema foi que ontem resolvi atualizar o sistema, através do gerenciador de atualizações. Ví que tinha a nova versão (9.10) disponível, e deixei atualizar. Demorou muito para baixar, e também para instalar (umas 2 horas), até que instalou e pediu para reiniciar.
    Mas depois, só dá mensagem de erro, e não inicia mais o Ubuntu.
    Aparece na tela:
    “One or more of the mounts listed in /etc/fstab cannot be monted:
    (ESC for recovery shell)
    /: waiting for /dev/disk/by-uuid/f3e678f8…….
    /tmp: waiting for (null)
    /home: waiting for UUID=3dae63a5………..
    swap: waiting for UUID=0cb00c5b-beee…………..”

    Quando teclo ESC, aparece:

    “mountall: Cancelled
    init: mountall main process (731) terminated with status 1
    General error mounting filesystems.
    A maintenabce shell will now be started.
    CONTROL-D will terminate this shell and re-try.
    :~#”

    Quando teclo ctrl+d aparece:
    “:~# exit
    Start: Did not receive a reply. Possible causes include: the remote application did not send a reply, the message bus security policy blocked the reply, the reply timeout expired, or the network connection was broken.
    init: mountall-shell post-stop process (756) terminated with status 1
    One or more of the mounts … (a mesma mensagem anterior)”

    E fico nesta, de apertar ESC e ctrl+d, a única coisa que muda é o número do processo.
    Só não sei como agir agora para recuperar o estado anterior da atualização.
    Só preciso ligar o outro pc, que não consigo mais agora.
    Agradeço a ajuda!

    • novembro 9, 2009 às 6:27 pm

      Olá Evandro,

      Provavelmente você tem alguma linha no /etc/fstab que informa a montagem de alguma partição local ou remota que o sistema não está conseguindo inicializar. O mais apropriado neste caso, seria desabilitar a montagem desta partição.

      Abra o arquivo com sudo vi /etc/fstab. (Você sabe usar o editor de texto vi?)

      Lá serão listadas as suas partições, eu recomendo que você poste o conteúdo do arquivo aqui, para sabermos o que fazer e qual partição ele não consegue montar.

      Abraço.

      • Evandro
        novembro 10, 2009 às 1:09 pm

        Olá Anacleto, segui o que vc me disse, e o resultado que apareceu na tela foi o seguinte:
        “# /etc/fstab: static file system information.
        #
        # Use ‘vol_id –uuid’ to print the universally unique identifier for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
        #
        #
        proc /proc proc defaults 0 0
        # / was on /dev/sda6 during installation
        UUID=f3e678f8-22ce-44b1-b10d-06bc6cdd02e0 / ext3 relatime,error
        s=remount-ro 0 1
        # /home was on /dev/sda7 during installation
        UUID=3dae63a5-1814-48c6-926e-e69b0d17939d /home ext3 relatime
        0 2
        # swap was on /dev/sda5 during installation
        UUID=0cb00c5b-beee-4936-a35d-30bb635551ed none swap sw
        0 0
        /dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0 0
        /dev/fd0 /media/floppy0 auto rw,user,noauto,exec,utf8 0 0
        ~
        ~
        ~
        ~
        ~
        ~
        “/etc/fstab” [readonly] 16 lines, 965 characters

        Foi isso que aparece após eu digitar o comando. Mas não sei mexer no “vi”, como vc perguntou. Não sou experiente em computadores, apenas me viro bem.
        Os passos que vc me der, farei.
        Outra coisa que verifiquei, perdi o sinal com a internet nesse computador quando tento acesso via Linux (prompt) e via LiveCD. Antes nunca tive desses problemas, mesmo usando o LiveCD. Mas via windows eu consigo ainda.
        Obrigado pela ajuda! Quando for resolvido este tópico aqui, colocarei o link no fórum do Linux que postei a mesma coisa, mas também não souberam resolver por lá….

  5. Leonard
    novembro 6, 2009 às 12:51 am

    Olá, Junior.
    Bem,eu atualizei minha versão para 9.10 e tive um problema. Após escolher o SO do boot e entrar no que seria a inicialização aparece a solicitação do login e password, até ai norma se não fosse o detalhe: Após a confirmação o sistema fica em linha de comando.
    O que eu gostaria de saber é se há algum processo por terminar ao se com algum comando eu consigo instalar a interface gráfica. Valeu!!

    • novembro 9, 2009 às 6:24 pm

      Olá Leonard,

      Você pode iniciar a interface gráfica com o comando sudo startx.

      O mais apropriado seria você alterar o runlevel do sistema, para que sempre inicie no modo gráfico.

      Digite este comando logo após entrar no modo texto: sudo update-rc.d gdm defaults
      Depois é só reiniciar!

      Abraços

  6. novembro 9, 2009 às 5:50 pm

    ola,

    eu uso ubuntu a pouco tempo, utilizo o 9.04 e desejo migrar para 9.10 se eu fizer isso a partir do gerenciador de atualizações, eu perco todos os programas que tenho instalados? e configurações particulares que alguns programas pedem como adobe air? e a minha internet 3G?

    • novembro 9, 2009 às 6:30 pm

      Não perde nenhum programa instalado, a ideia é justamente não perder as configurações pessoais (que ficam na pasta .conf e demais pastas iniciadas com . na pasta /home).

      O programa Adobe Air por exemplo, deve ter uma pasta oculta dentro da sua pasta /home/ como por exemplo /home/vinicius/.adobe, onde ficam gravadas as suas configurações. Caso você queira copiar suas preferências para outro sistema Linux, é só copiar estas pastas, todas iniciadas com ., cada uma representa um aspecto do seu sistema.

      Pode atualizar tranquilamente, tanto pros programas quanto para a internet 3G.

      Abraço

  7. novembro 9, 2009 às 5:54 pm

    se puder ajudar agradeço.

  8. Washington
    novembro 11, 2009 às 7:22 pm

    OLa, estou tentando atualiza o 9.04 para o 9.10. porem nao consigo, dei o comando apt-get dist-upgrade, atualizo todos os pacotes menos a versao para 9.10, e quando vo pelo sistema -> administraçao -> gerenciamento de atualização. aparece la versao 9.10, quando clico em atuliza, ele começa a fazer download de 2 arquivos e some de uma hora para outro e o comando no terminal nao funcionou, deu erro ao conectar ao servidor e mais um monte de erros.

    • novembro 16, 2009 às 1:12 pm

      Olá Washington,

      Acontece que você utilizou o comando dist-upgrade provavelmente, antes de um update e upgrade, para atualizar todos os pacotes do Ubuntu 9.04. Ele já pulou isso e tentou atualizar para o 9.10 mas é preciso atualizar também o gerenciador de updates (update-manager). Isso deve ter quebrado seu sistema.

      Tente efetuar os seguintes comandos:
      sudo apt-get clean
      sudo apt-get update
      sudo apt-get upgrade

      Dependendo de como estiver seu sistema, você consegue recuperar através desses 3 comandos apenas. Se já tiver baixado muita coisa do 9.10, pode ser necessário perder um tempinho maior rs.

  9. Evandro
    novembro 16, 2009 às 4:40 pm

    É, o meu pc ainda está sem uso. Já lí sobre o problema em vários outros fóruns e nada de achar um comando que eu consiga dar pra ele.
    Mas continuo na insistência, se alguém puder me ajudar, veja o que escrevi logo acima e os passos que segui que o colega Anacleto me passou, para tentarmnos achar uma solução.
    Abraços! Agradeço pelas ajudas!

  10. Paulo César (PC)
    novembro 19, 2009 às 12:39 am

    Estou com o seguinte problema: sou usuário do Ubuntu á quase um ano e após a atualização da versão 9.10 via internet não estou conseguindo mais inicializar o Ubuntu. Sempre que ligo o desktop aparece a identificação das versões disponíveis (descritas a seguir), porém, ao selecionar qualquer uma das versões disponíveis e teclar ENTER nenhuma destas versões é inicializada, aparecendo a mensagem de ERROR 15: FILE NOT FOUND. Qual seria a solução para este problema? Sou um usuário leigo na programação do Linux. Obrigado.
    Identificação das versões que aparecem após ligar o desktop:
    Ubuntu 9.10, kernel 2.6.31-14-generic
    Ubuntu 9.10, kernel 2.6.31-14-generic (recovery mode)
    Ubuntu 9.10, kernel 2.6.27-11-generic
    Ubuntu 9.10, kernel 2.6.27-11-generic (recovery mode)
    Ubuntu 9.10, memtest86+

    • Evandro
      novembro 19, 2009 às 8:35 pm

      PC, muito parecido com o que eu passei. Veja alí no tópico que coloquei logo acima, vai que te ajuda a resposta do Anacleto Jr. Após eu clicar numa das versões que tenho, aparece todo aquele bla bla bla que coloquei.

  11. novembro 30, 2009 às 10:41 pm

    Grande Jr!
    muito obrigado por este passo a passo!

  12. Israel
    dezembro 7, 2009 às 1:51 pm

    Tenho o CD ubuntu 9.10 e gostaria de saber como faço a atualização, considerando que tenho a versão 9.04 instalada no meu computador. Se eu vou para o gerenciador de atualizacoes, ele comeca a instalacao via internet. Se eu coloco o cd, nada acontece. Como efetivamente instalo a atualizacao a partir do cd?

  13. Mário Ferreira Batista Neto
    dezembro 14, 2009 às 3:00 am

    Olá pessoal. Também estou com um problema parecido. O ubuntu já veio instalado no meu notebook e eu sei mexer muito pouco nele ainda.
    Eu atualizei para o 9.10 só que a instalação foi interrompida pois acabou a energia e o notebook desligou.
    Aparece a seguinte mensagem quando carrega:
    One or more of the mounts listed in /etc/fstab cannot yet be mounted:
    (ESC for recovery shell)
    /:waiting for /dev/disk/by-uuid/75172ae1-562d-4ca1-866f-4c6297b7d06c
    /tmp:waiting for (null)
    swap:waiting for UUID-acaff7bc-ec7bc-4f81-90c4-891ec9fa0ddc
    E fica nisso.
    Alguém sabe o que pode ser?

  14. Ronald
    janeiro 16, 2010 às 12:06 am

    Ola eu sou iniciante na utilização do ubuntu “Linux em si” eu tinha instalado a versão 9.04, ate ai tudo ok, eu conseguia ver a minha partição ntfs “unidade D: no Windows onde estava todos meus arquivos” ai eu a cessava numa boa, só foi atualizar pro 9.10 não consigo montar mais essa partição, ela nem aparece para montar

  15. Alex
    janeiro 20, 2010 às 3:10 pm

    Ola pessoal!

    Estou tentando aderir ao ubuntu, mas ja estou tendo muitos problemas para fazer uso desse sistema! vou contar oque esta acontecendo comigo para ver se alguem mais experiente q Eu pode me ajudar!

    decidi instalar o ubuntu, até ai tudo bem, baixei o 9.10, a ultima vesão disponivel penso Eu! porem ocorreu tudo certo, mas não consegui de maneira nehuma me conectar a internet dls com ele, ai vc devem estar pensando que sou leigo e ñ sei como fazer, pois digo com certeza ñ é bem isso! mas por fim acabei desistindo da versão 9.10, baixei a versão 9.04 otimo fui testar, bingo consegui de maneira bem simples criar a conexão, ai pensei, pois vou instalar essa! tai ai o novo problema, da algum erro na instalação, resumindo ñ instala de geito nenhum! que eu fiz baixei o 9.04 de outra fonte, pra ajudar tb ñ instalou, por fim baixei a versão 9.10 ñ conecta, baixei tres fontes diferentes a vesão 9.04 ñ instala, baixei a versão 8.10 tb ñ instala.

    decidi entar trocar o networkmanager da vesão 9.10, impossivel apenas com o meu conhecimento recorri ao google, youtube e outros foruns, nada estou prestes a desistir e com certeza ñ vou fazer propaganda do ubuntu sendo que eu ñ consegui nem utiliza-lo, mas tenho esperança que alguem com mais conhecimento consiga ao menos me ajudar. claro se tiver pasciencia para ler todo esse texto!

    Desde ja fico agradecido aqueles que ao menos se intereçarem em tentar me dar uma ajuda! obrigado pela ateção!

  16. Gilberto
    janeiro 30, 2010 às 3:13 pm

    Olá, eu uso o Ubuntu 9.04 e quero passar para versão 9.10. Mais eu istalei vario programs na versão que estou usando…se eu atualizar para nove versão, ru perco esses programs? Ele vai instalar a versão do zero e zerar tudo ou vai aproveitar os programs que instalei? Obrigado.

  17. fevereiro 7, 2010 às 2:42 pm

    olá. Meu linux é o 9.04 atualizei para o 9.10 quase.
    Por que quase aHah eu travei na hora da atualização.
    depois disso ele não inicia mais aparece o icone do ubuntu Branco la e talz.
    por que isso?
    como faço para resolver?

  18. Dam
    março 21, 2010 às 11:22 pm

    ola pessoal, sou novato do linux,…o problema foi o seguinte, instalei na maquina virtual (virtualbox) o ubuntu 9.04, funcionou excelente sem nenhum erro, mas ai me pediu pra atualizar para a versão 9.10, ai que foi o problema, pq quando atualizou, reiniciou normal, mas o problema foi que sumiu a interface graca do ubuntu, fica tudo preto, so tenho acesso ao terminal, como resolvo isso?

  19. THEgusta
    abril 19, 2010 às 12:28 am

    Galera, também sou novo nessa história de Linux, que veio instalado no Note que comprei. Mas gostei do bichinho e decidi mantê-lo como meu SO. O problema é que ao atualizar da versão 8.10 para 9.04 o Ubuntu está me pedindo um nome de usuário e senha. Não utilizava senha antes (pelo menos não lembro de ter configurado nada nesse sentido) e agora não consigo acessar mais nada. Existe algum usuário e senha que seja padrão ou existe algum modo de desabilitar isso para eu voltar a usar meu Note?

  20. maio 7, 2010 às 9:46 pm

    Olá Junior, se eu atualizar o meu ubuntu eu perco os arquivos?
    Tipo, eu tenho que fazer backup?

  21. sergio
    setembro 12, 2011 às 3:38 am

    Olá pessoal, quando sou iniciante deste sistema e gostaria de uma informação: quando apareçe automaticamente a lista de atualização , me solicitam digitar uma senha a qual não sei . gostaria de informação sobre a senha ( se é padrão, ou , se cada máquina tem a sua)
    grato pela ajuda.

  22. Emersom
    setembro 20, 2011 às 2:46 pm

    E DA VERSÁO 9.04 PARA A 10.04, COMO QUE ATUALIZA FACIL?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

